top of page
Nossos Objetivos
28072018-DSC_0209-2_edited_edited.png

O Centro Social Missionário é uma instituição filantrópica que tem por objetivo atender as pessoas que vivem em situação de vulnerabilidade e risco social, buscando a defesa dos seus direitos e interesses.

 

No geral, as pessoas que procuram o Centro Social Missionário vivem em estado de pobreza, ausência de renda,  acesso precário a bens e serviços públicos, desemprego, vínculos familiares fragilizados, discriminação por idade, classe social, dependência química entre outros.

Os atendimentos acontecem com o intuito de promover inclusão social e desenvolvimento como proteção às famílias, promoção da integração no mercado de trabalho e enfrentamento da questão social.

O Centro Social Missionário oferece serviços a fim de amparar a comunidade, através de ações sociais, com apoio dos profissionais da área e outros voluntários que trabalham em sua maioria, na instituição, dentre eles profissionais de saúde como; clinica médica, pediatria, psicologia, fonoaudióloga, odontologia, direito, fisioterapia, oftalmologia, entre outros.

Dentre os serviços oferecidos na instituição está a prestação de orientação social aos indivíduos ou famílias, quanto aos direitos e/ou benefícios que desconhecem ou conhecem superficialmente e não sabem como requerê-los, como o Benefício De Prestação Continuada, Programa Bolsa Família, Cartão Família Carioca e Aposentadoria do INSS (Especial, por idade, por tempo de contribuição ou por invalidez), os usuário são orientados e encaminhados aos postos INSS ou CRAS mais próximos.

Além dos postos de extensão onde contamos com abrigos para idosos e com casas de recuperação para dependentes químicos (Álcool e Drogas), onde a instituição ampara esse indivíduos encaminhando-os para recuperação voluntariamente, e também no processo de ressocialização e encaminhamento para o mercado de trabalho.

O programa de inclusão social direta oferece palestras de "bem viver" e planejamento familiar, ministradas à comunidade. Além de cursos profissionalizantes como manicure, informática, tec. de vendas, telemarketing, mecânica de autos, montagem e manutenção de micros, redes e ainda; estágios remunerados e empregos.

O CSM oferece ainda programa de ginastica pra a terceira idade, encaminhamento para aquisição de documentos pessoais, aulas de reforço para o ensino fundamental, palestras sobre cidadania e cultura afro brasileiro e bolsa de estudos para ensino superior, visando o bem-estar e a promoção social dos usuários. É também campo de estágio supervisionado em serviço social em apoio nossa extensão Associação Beneficente Kolaias e Faculdade Federal de Santa Catarina. A instituição possui um depósito de roupas e sapatos ( adulto e infantil), alimentos não perecíveis, água, fraldas ( infantil e geriátrica), material de limpeza e de higiene pessoal doados por pessoas físicas e jurídicas para serem distribuídas às famílias de acordo com as principais necessidades, como medida “imediata”, as famílias beneficiadas com essas doações são encaminhadas ao Balcão de Emprego da instituição ou um dos cursos oferecidos pelo Centro Social, entrevistados pelo assistente social e cadastrados para acompanhamento social e visita domiciliar.

As visitas domiciliares acontecem também aos que apresentem impossibilidade de ir até ao Centro Social Missionário, medida que permite alcançar uma visão ampla e real das sociedades.

O cadastro das pessoas atendidas esta sendo utilizado para traçar o perfil dos usuários e elabora novos projetos sociais, a fim de atender de maneira mais ampla a comunidade. E além dos cadastros dos usuários, a instituição procura manter aproximação direta com as escolas publicas da região para, ainda em planejamento, desenvolver e implantar projetos culturais e esportivos, de apoio à educação e acompanhamento de crianças e adolescentes, nos horário alternados aos das aulas, eliminando assim o tempo ocioso desses estudantes e afastando-os dos riscos sociais.

bottom of page